Área de Concentração / Linhas de Pesquisa

O PPGCLIP, possui como área de concentração “Currículo, linguagens e inovações pedagógicas”. O objeto deste campo de estudo é a busca da compreensão do cotidiano educativo em sua realidade local e em sua contextualização nacional e planetária, a partir da análise crítica das diferentes linguagens expressas no campo de conhecimento teórico curricular, assim como, das experiências concretas de currículo, voltadas para o desenvolvimento de políticas, planos, programas e projetos educacionais inovadores. Tais estudos destinam-se a todos os níveis e modalidade da Educação. Esta área de concentração se sustenta sobre o eixo da ressignificação das práticas educativas em seu próprio cotidiano e versa sobre a construção de propostas de intervenção inovadoras nas redes públicas de educação parceiras.

O PPGCLIP-MPED possui duas linhas de pesquisa, a saber:

Currículo, ensino e escola

Objetiva pesquisar as possibilidades de constituição do currículo em diferentes realidades educativas, compondo um quadro teórico-crítico local e planetário dos contextos educacionais. Visa, também, compreender fundamentos epistêmicos nas relações de ensino e de aprendizagem no cotidiano escolar, a fim de desenvolver propostas curriculares e intervenções pedagógicas inovadoras direcionadas à Educação Básica, explorando suas potencialidades e avaliando a utilização das mesmas em diferentes ambientes educacionais.

Educação e linguagens

Objetiva pesquisar as possibilidades de constituição do cotidiano educacional a partir de diferentes espaços e linguagens, visando a ampliação da compreensão do espaço pedagógico a partir da sua concretude em suas mais variadas expressões. Esta linha propiciará o estudo de diferentes linguagens e expressões da prática escolar para a compreensão de diferentes visões sobre a educação, bem como das ideologias e dos valores que constituem o espaço concreto escola. Artes, gestão, inclusão, diversidade, tecnologias, letras, meio ambiente, manifestações culturais e demais formas de expressão serão pesquisadas nos processos que constituem formas subjetivas de atuação discentes e docentes.