O curso de Mestrado Profissional em Educação (MPED) possui área de concentração homônima ao programa de pós-graduação “Currículo, linguagens e inovações pedagógicas”. O objeto da área de concentração do Programa é a compreensão do cotidiano educativo em sua realidade local e em sua contextualização nacional e planetária, a partir da análise crítica das diferentes linguagens expressas no campo de conhecimento teórico curricular, assim como, das experiências concretas de currículo e de formação, voltadas para o desenvolvimento de políticas, planos, programas e projetos educacionais inovadores. Tais estudos destinam-se a todos os níveis e modalidades da Educação Básica, tendo como foco primordial a formação dos seus profissionais apoiada no pressuposto de que a educação é um processo complexo, cujos cenários escolares apresentam singularidades, demandando um olhar crítico, investigativo e implicado frente à criação de práticas inovadoras no currículo.
Essa área de concentração se sustenta sobre o eixo da ressignificação das práticas educativas em seu próprio cotidiano e versa sobre a construção de propostas de intervenção inovadoras nas instituições de educação em que atuam profissionalmente os/as mestrandos/as, resultando, também, no “[...] desenvolvimento de produtos que visem soluções e ou encaminhamentos e ou intervenções no âmbito das problemáticas apresentadas” (FIALHO; HETKOWSKI, 2017, p. 30). Desse modo, essas produções acadêmicas com possibilidades de intervenção são alicerçadas na pesquisa, podendo gerar processos, serviços ou produtos técnico-tecnológicos que promovam inovação curricular, mediante a problematização e sistematização da investigação no contexto profissional da Educação Básica.
A articulação da área de concentração com a Proposta Pedagógica e o currículo do curso é realizada através de duas linhas de pesquisas, que agregam diferentes enfoques teórico-metodológicos, grupos de investigação inscritos no CNPQ e pesquisadores, a saber:
CURRÍCULO, ENSINO E FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Pesquisa de possibilidades de constituição do currículo em diferentes realidades educativas, compondo um quadro teórico-crítico local e planetário dos contextos educacionais. Compreensão dos modos de subjetivação e processos de formação de profissionais da educação. Ressonâncias das políticas curriculares contemporâneas na emergência de singularidades de diferentes sujeitos envolvidos em processos educativos, a fim de desenvolver intervenções pedagógicas inovadoras direcionadas à Educação Básica.
Docentes da Linha:
ALESSANDRA SANTOS DE ASSIS
FÁBIO PESSOA VIEIRA
GILVANICE BARBOSA DA SILVA MUSIAL
GIOVANA CRISTINA ZEN
LEONARDO RANGEL DOS REIS
MARIA ROSELI GOMES BRITO DE SÁ
MARLENE OLIVEIRA DOS SANTOS
PENILDON SILVA FILHO
ROSILÉIA OLIVEIRA DE ALMEIDA
SHEILA DE QUADROS UZÊDA
SILVIA MARIA LEITE DE ALMEIDA
TATIANA POLLIANA PINTO DE LIMA
VERÔNICA DOMINGUES ALMEIDA
ESPAÇOS EDUCATIVOS E LINGUAGENS
Investigação de possibilidades de constituição do cotidiano educativo a partir de diferentes espaços e linguagens. Ampliação da compreensão do campo pedagógico em suas mais variadas expressões no contexto profissional. Estudo de diferentes linguagens e expressões e a compreensão de diversas visões sobre a educação. Reflexão sobre ideologias e valores que constituem os diferentes espaços educativos. Estudos e experiências sociais em diferentes formatos, com foco no campo da produção social e cultural de linguagens e nas intervenções pedagógicas inovadoras direcionadas à Educação Básica.
Docentes da Linha:
ADRIANA FRANCO DE QUEIROZ
CILENE NASCIMENTO CANDA
IZAURA SANTIAGO DA CRUZ
LEILA DA FRANCA SOARES
MARIA HELENA SILVEIRA BONILLA
MARIZE SOUZA CARVALHO
NELSON DE LUCA PRETTO
RONALDO FIGUEIREDO VENAS
SALETE DE FÁTIMA NORO CORDEIRO
SANDRA CARNEIRO DE OLIVEIRA
URÂNIA AUXILIADORA SANTOS MAIA DE OLIVEIRA